Método de Trabalho Kan Ban

​Utilizamos o método KANBAN 2 CAIXAS, ou seja, em sua linha de produção ficam disponíveis 2 embalagens do mesmo item, sempre que uma for esvaziada ela é recolhida e reposta no mesmo dia, finando à disposição do usuário a quantidade média diária utilizada por ele.

O termo kanban é de origem japonesa e significa algo como “cartão de sinalização”. Seu conceito foi criado em meados do século passado, com o objetivo de assegurar o andamento de fluxos de produção, principalmente em empresas de manufatura e fabricação em série.

O cliente fica com duas caixas estocadas, utilizado a primeira e seguida a segunda. A quantidade de itens das caixas é determinada através da análise da demanda do cliente e do tempo de reposição. O acionamento ocorre quando uma das caixas se esvazia.

Este processo contínuo minimiza a estocagem e impacta diretamente nos custos do cliente, uma vez que o reabastecimento se torna apenas um valor fixo.

EXCESSO DE ESTOQUE?

A ideia é simples: enquanto a produção utiliza a segunda caixa, a primeira já está sendo reabastecida e reposta para uso, antes que o estoque acabe. Se a operação ocorrer sem qualquer eventualidade, o cliente terá mais estoque do que precisa, porém não correrá o risco de ficar sem os insumos necessários.

PLANEJAMENTO KANBAN

Para que o sistema Kanban 2 Caixas funcione corretamente, são considerados fatores do estoque e da produção: número de cartões kanban (itens), tamanho do kanban, prazo de reabastecimento e a demanda dirá ria do cliente. Também são considerados outros fatores como a demanda flutuante, ordens mínimas e outras.

VANTAGENS:

• Custos fixos, pois os valores são firmados no início do contrato;

• Eliminação de custos com estoque;

• Redução de custos administrativos e de logística de materiais;

• Reposição imediata;

• Eliminação de desperdícios;

• Garantia de qualidade e procedência dos materiais;

• Funcionário qualificado disponível para atender o cliente;

• Aumento contínuo da produtividade.